A palavra “pneumática” pode ser dividida em duas partes, a primeira parte é “pneuma” que tem sua origem grega e significa folego, vento ou ar. Já o sufixo “tica” se refere a atividade técnica, cientifica ou artística. Portanto, o significado de “pneumática” é a ciência que estuda o ar. Neste artigo, iremos explicar melhor essa ciência, além de mostrar aplicações que estão em todas as partes.
Composição do ar
O ar em que respiramos é a composição de alguns gases. Desconsiderando o vapor d’água, temos a seguinte composição:
- 78% de nitrogênio
- 21% de oxigênio
- 1% de gases raros
Os gases raros são compostos por: Xenônio, Hélio, Criptônio e Argônio. Além disso, na nossa atmosfera contém outros gases como: Dióxido de carbono e hidrogênio.
Características do ar
O ar como é um conjunto de vários gases, vale uma breve explicação sobre o comportamento físico dos gases. Os gases não possuem uma forma ou volume, eles se adaptam ao recipiente em que estão inseridos. O ar pode se expande tomando todo o espaço disponível, mas uma característica fundamental na qual nós vamos nos aprofundar é que o ar pode ser comprimido e é através dessa característica que é gerado movimento.
Pressão
Pressão é a razão de força aplicada em cima de uma área (a fórmula é a seguinte: pressão = força/área). Esse princípio é fundamental para o funcionamento de atuadores.
Atuadores
Os atuadores são componentes que foram criados para extrair o máximo das características do ar em prol de geração de movimento. Eles contem um recipiente que é chamado de camisa, e dentro desse recipiente tem um êmbolo que é ligado em uma haste, em alguns atuadores, nessa haste contem uma mola, para retornar quando o ar é cessado. Na parte traseira do embolo é injetado ar, que é gerado uma força no êmbolo, consequentemente o êmbolo se move para frente e assim gera o movimento linear.
Muitas industrias utilizam o movimento linear em seus processos. Como por exemplo, a indústria de alimentos utilizam os atuadores para segregar alimentos que estão com rótulos diferentes dos demais. Alguns veículos utilizam os atuadores como sistema de freio, como por exemplo as locomotivas utilizam atuadores à ar nos seus sistema.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens em se utilizar a pneumática para realização de movimento linear:
- Processo limpo
- Menor custo para implementação
- Baixa manutenção
- Operação silenciosa
- Atóxico
Já suas desvantagens são:
- Para exercer quantidades muito grandes de força é necessário dispositivos muito grandes
- Limitação de precisão, devido a velocidade do ar, é difícil obter precisão com exatidão.
- Em alturas elevadas, o sistema pneumático pode não ser indicado.
Ainda temos muito a aprender
Fique ligado nos demais post’s da categoria Pneumática do Imersão Mecânica, neste artigo falamos um pouco da ciência que estuda o ar e alguma de suas aplicações, entretanto, esse assunto é muito amplo e vamos abordar mais temas desse incrível mundo. Fique ligado também nas nossas redes sociais, abordaremos muito conteúdo em vídeo lá, até mais.
Deixe um comentário