Conheça a transmissão CVT

Você sabe o que significa “CVT”? Se não, neste artigo iremos te explicar qual é o significado da sigla, funcionamento da transmissão, as características e as vantagens e as desvantagens. Nós estamos torcendo para que você tenha uma excelente leitura e aprenda mais um pouco com a gente. Aproveite o conteúdo.

O que é CVT?

Continuously Variable Transmission (CVT) que traduzindo para o português fica “Transmissão continuamente variável”, esse conceito não é novo, na verdade já está no mercado há mais de um século, alguns automóveis antigos possuíram esse modelo em acionamento final e transmissão combinados. Contudo, visando um maior rendimento, o modelo está com seu espaço reservado nos dias atuais.

Funcionamento da CVT

Mas como funciona esse tipo de transmissão? O modelo não conta com engrenagens, na verdade ela funciona através de correia e polias. Através da variação da largura das polias é que se obtém a diferença de aceleração, de modo que quando uma polia aumenta o seu espaçamento a outra harmonicamente diminuirá o seu espaçamento, dessa forma os raios da correia são alterados fornecendo assim a relação desejada. Obviamente o tamanho da correia permanece o mesmo.

Características da CVT

A CVT projetada para os veículos modernos nos dias atuais tem o objetivo de manter o motor em uma rotação constante e dentro das faixas de RPM que forneça a melhor eficiência e economia de combustível, independentemente da velocidade. Se você leu o nosso artigo sobre “Como economizar combustível”  você já deve saber o porquê de manter rotações baixas é bom, se você ainda não leu clique aqui.

Mas vamos listar algumas vantagens da transmissão CVT:

  • Economia de combustível
  • Torque fornecido de acordo com a velocidade
  • Infinitas relações de marcha
  • Menor desgaste do motor

Entretanto há também algumas desvantagens:

  • É menos esportivo. Devido não ter a possibilidade de troca de marchas, ele se torna menos esportivo, já que não foi projetado para essa finalidade.
  • Maior nível de ruído em situações de esforço do motor.
  • Manutenção mais cara
  • Desgaste acentuado em modelos de uso. A transmissão CVT embora tenha evoluído muito, tende a sofrer mais desgaste nas condições mais extremas que exige mais torque, como terrenos acidentados ou em veículos utilizados para reboques.

Onde mais é empregada a CVT?

A CVT utilizada em automóveis tem a correia metálica, entretanto, alguns modelos de CVT’s com correis convencionais de borracha estão sendo empregados amplamente em equipamentos de baixas rotações como sopradores e cortadores de grama. Isso nos mostra a ampla aplicabilidade dessa transmissão.

Vamos continuar aprendendo

O intuito do Imersão Mecânica é continuar explicando de forma descomplicada assuntos sobre mecânica automotiva, esteja atento aos nossos próximos post’s da categoria Dicas Mecânicas. Siga-nos nas nossas redes sociais, lá mostraremos mais sobre os assuntos explicados aqui só que em forma de vídeo. Até mais.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *