Acredito que você já tenha ouvido ou visto em algum lugar a palavra “Turbo”. Mas você sabe o que é esse tal de “Turbo”, sabe o porquê da existência dele? Nós do Imersão Mecânica preparamos um artigo fantástico sobre esse assunto, nós esperamos que você tenha uma boa leitura e que aprenda um pouquinho conosco.
Mas o que é o turbo?
O turbocompressor ou somente turbo na verdade é uma turbina acoplado juntamente com um compressor. O projeto tem a finalidade de aumentar o fluxo de ar que está indo para o motor. Se o intuito é aumentar o ar, aumentasse também a quantidade de combustível para realizar a mistura para combustão, consequentemente aumenta as explosões em cada cilindro, com isso é gerado mais potência.
Realizando uma comparação, um motor com o turbo gera mais potência em relação ao mesmo motor sem a turbina. Isso significa uma melhora considerável na relação peso/potência.
Como funciona o turbo?

O Turbo possui o que nós chamamos de parte quente e parte fria. Para conseguir comprimir o ar (parte fria) o compressor é ligado à turbina (parte quente). A turbina é acoplada no coletor do escapamento, isso faz com que os gases que saem dos cilindros acionem a turbina. Existe um eixo chamado “eixo-árvore” que liga a turbina ao compressor de ar. O compressor é ligado ao coletor de admissão é isso faz que o compressor pressurize o ar que vai para os cilindros.
O compressor tem um funcionamento bastante parecido ao de uma bomba centrífuga, ao qual succiona o ar pelo centro das duas palhetas e lança para fora de quando gira.
Justificativa para o turbo
Para o veículo possuir mais potência é necessário aumentar a quantidade de ar e a quantidade de combustível, para isso existem três possibilidades, aumentar a quantidade de cilindros ou aumenta o diâmetro dos cilindro, e a outra forma é o turbocompressor. Dentre as possibilidades, a mais simples é o turbocompressor, pois não se faz necessário alterar a geometria do motor.
Nem tudo são flores
Como já vimos que o funcionamento do compressor vem devido o acionamento da turbina, que consequentemente é acionada pelo fluxo dos gases. Como a turbina está localizada na saída dos gases, existe uma restrição na saída dos gases queimados. Isso mostra que no circuito do escapamento, há uma contrapressão no motor. E tudo isso resulta em uma diminuição de potência do total que deveria ser fornecido pelo equipamento.
Curiosidades

Em lugares com uma maior altitude que o ar é mais rarefeito, carros sem a turbina tendem a ter problemas de perca de potência, já que a massa de ar que está indo para os cilindros é pouco. Já com os motores equipados com turbo, podem ocorrer de ter perda de potência, entretanto, é mais difícil porque o ar mais fino é melhor succionado pelo compressor, fazendo com que sempre tenha uma boa quantidade de massa de ar dentro dos cilindro.
Melhora de eficiência do motor com turbo

Como já vimos anteriormente, para melhorar a potência do motor, é necessário aumentar a quantidade de oxigênio e combustível para realizar a queima, entretanto, não se assuste ao ler “aumentar a quantidade de combustível” como ponto negativo. Nos dias atuais, motores com volume considerados baixos possuem sistema de turbo justamente para aumentar a eficiência, injetando mais oxigênio e melhorando a porcentagem de entrega de potência do motor. Então se tornou comum ver um motor com “baixa” cilindrada, porém com turbo, entregar mais potência e consumir menos em comparação a um motor aspirado com mais cilindradas.
Vamos aprender mais
O objetivo do Imersão Mecânica nesse artigo foi explicar qual o intuito do turbo em um carro, e abordar de forma geral o funcionamento dele. Espero que você leitor tenha aprendido mais um pouco com a gente. Fique ligado nos nossos próximos post’s sobre Mecânica Automotiva, iremos abordar mais assuntos sobre motores, tecnologia, segurança e muito mais. Siga-nos também nas nossas redes sociais, lá postaremos o conteúdo visto aqui só que em forma de vídeo. Até mais.

Deixe um comentário