Motor com cilindros em linha, V ou Boxer

Para definir como será a disposição dos cilindros dentro de um motor, primeiro é necessário saber quantos cilindros o motor terá. Um motor pode ter 1, 2, 4, 6, 8, 10, 12 cilindros e em outros tipos de veículos podem até ter mais.
É extremamente comum ver motos com apenas um cilindro no motor, entretanto, já houveram carros possuindo apenas um cilindro responsável por gerar movimento, entretanto, caiu em desuso devido as irregularidades de torque e bastante vibração.

Como são acomodados os cilindros?

Os cilindros são acomodados em três diferentes modelos, em linha, os famosos V e por fim os boxer’s. Vejamos à seguir as características de cada um.

  • Motor em linha: Os motores em linha são de criação do famoso Nikolaus August Otto, nada mais e nada menos que o criador do motor a combustão de quatro tempos (em breve traremos um post sobre essa criação). Otto criou o motor de quatro tempos com cilindros alinhados um ao lado do outro, é um dos tipos de motores mais comuns que temos.

Esse tipo de motor apresenta as vantagens de facilidade de fabricação, pois a geometria é basicamente um bloco, além disso é relativamente fácil executar manutenções nesses tipos de motores. Contudo, as desvantagens são maiores dimensões, quanto maior for a quantidade de cilindros, maior será o comprimento do motor, além de ser um motor bastante alto, gerando menor equilíbrio, o que pode afetar no centro de gravidade e gerar instabilidades.

  • Motor em V:  Os motores em V são da criação do alemão Gottlieb Daimler, em 1890, esse tipo de motor estão cada vez mais famosos devido a confiabilidade e potência, são os famosos V6; V8; V10. A disposição dos cilindros nesses motores se da ao colocar um ao lado do outro em ângulos menores que 180° .

As vantagens que esse motor entrega são maior equilíbrio, biela menor, eixo mais curto e através dessas características podem ter rotações maiores, resultando em uma maior potência. Contudo, a principal desvantagem é a geometria dele, o que pode gerar mais custo pra fabricação.

  • Motor boxer: Traduzindo do ingles “boxer” significa pugilista, que é justamente o movimento feito por esse motor que faz a analogia dos movimentos de um pugilista, desenvolvido por Ferdinand Porsche em 1938, os motores boxer tem os seus cilindros contrapostos, ou seja, um do lado oposto ao outro formando 180°.

As vantagens desse motor é que ele é de fácil manutenção e possui um sistema de refrigeração a ar, não possuindo problemas por superaquecimento por falta de água ou fervura dela. Entretanto a desvantagem dele é não ter uma lubrificação eficaz, devido os cilindros trabalharem “deitados”, existe uma grande probabilidade de vazamento de óleo lubrificante.

Curiosidades

  • Curiosidade sobre os motores boxer é que ele foi muito utilizado na 2° guerra mundial por ser refrigerado a ar e não possuir radiador, além de ser fácil a manutenção dele.
  • Os motores de locomotiva são com os cilindros dispostos em V, justamente por causa das vantagens que o motor em V proporciona, veja à seguir uma fotografia de como é o motor de uma locomotiva.

 

Vamos aprender mais

Nós do Imersão Mecânica esperamos que você tenha aprendido mais conosco sobre as diferenças e características de como são dispostos os cilindros em cada tipo de motor, seja ele em linha, boxer ou os famosos motores em V.

Realizaremos um post exclusivo explicando as diferenças sobre os motores que funcionam de acordo com o ciclo Otto e os motores que funcionam de acordo com o ciclo Diesel.

Nos acompanhe no Instagram e no TikTok, lá temos o nosso conteúdo em forma de vídeo, muito legal e interessante de se ver. Até mais!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *