Você sabe como é feito o aço? – Parte 1

Antes de apresentarmos o processo de fabricação do aço, nós entendemos que se faz necessário abordarmos sobre o elemento com maior porcentagem na confecção do aço. Esse elemento nada mais é que o Ferro (Fe). O ferro é um dos elementos mais abundantes que se pode encontrar na crosta terrestre, entretanto, encontrar a forma de ferro metálico puro é raro, proveniente normalmente de meteoritos. O ferro estável disponível na crosta terrestre tem união com o oxigênio, tornando-se óxido de ferro. Desta forma, para obtermos produtos do ferro, foram criados métodos para para retirar o oxigênio do minério de ferro. O interessante é que o combustível desses métodos são ricos em carbono e o carbono por sua vez, em condições adequadas, é capaz de interagir e reduzir o oxigênio dos minerais, tornando-os em ferro metálico, essa descoberta foi fundamental.

A presença do carbono no processo, mesmo que de forma gerada, foi fundamental para a observação de características que o carbono causa sobre o ferro, condições únicas, alterando suas propriedades. Nasce ai as principais ligas de ferro: Aços e ferro fundido.

Mas como é possível obter o aço?

Para se obter o ferro metálico é necessário reduzir a quantidade de oxigênio, como vimos anteriormente. Atualmente é possível realizar essa redução através de dois métodos: alto forno, produzindo gusa liquido; e a redução direta. Nesse artigo iremos abordar somente a redução através do alto forno, acompanhe as nossas publicações que em breve lançaremos um artigo explicando sobre a redução direta.

Redução através do alto forno

O alto forno é um equipamento capaz de reduzir a quantidade de oxigênio do ferro e torná-lo em ferro metálico, além disso, é responsável por fazer com que o produto metálico esteja em estado liquido, para que seja mais fácil a fundição. Para que isso ocorresse, foi necessário aumentar a dimensão do forno, e utilizar coque ou carvão como combustível como redutor e como combustível desses fornos.

Desta forma, utilizando esse material como combustível, foi possível aumentar a temperatura dentro dos fornos, e consequentemente a grande emissão de carbono dentro dos fornos fez com que o ferro dissolvesse uma elevada quantidade desse elemento, diminuindo o ponto de fusão e alterando também algumas propriedades do ferro. Desta forma, cresce um grande incentivo de estudos e desenvolvimento para obter aço à partir destas ligas ferro-carbono.

Vamos continuar estudando

Nesse artigo, vimos a parte de redução do oxigênio do minério de ferro, etapa extremamente fundamental para a criação do aço. Portanto intitulamos essa primeira etapa de “Parte 1”, na próxima etapa veremos a parte de refino e laminação, falaremos sobre aciaria e explicaremos sobre os tipos de laminação. Fique por dentro dos nossos post’s, nos acompanhe nas nossas redes sociais, lá nós abordamos sobre os temas aqui mencionados só que na parte de vídeo.

Portanto, nós da equipe do Imersão Mecânica desejamos um até logo.

 

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *